Como se tornar um piloto

Existem algumas etapas a serem percorridas até que uma pessoa possa se tornar piloto civil de uma companhia aérea, sendo necessário o cumprimento de alguns requisitos para cada etapa. (ver tabela ao lado)

Esses requisitos são definidos pela ANAC , em um documento chamado RBHA 61 (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica n° 61 - Requisitos para Concessão de Licenças de Pilotos e de Instrutores de Vôo).

Ao lado, você encontra as principais etapas e requiistos na carreira de um piloto.


  • RBHA 61 - Requisitos para Concessão de Licenças de Pilotos e de Instrutores de Vôo
Documento emitido pela ANAC mostra em detalhes todas as informações necessárias para a concessão de licenças de pilotos e intrutores de vôo. No caso para piloto privado, não é necessário que se faça curso homologado em escola (item 61.17, sub-item a.1), podendo o estudante estudar por conta própria, utilizando o material teórico de estudo de nosso site. Clique aqui para ver o documento.

61.17 - Solicitação de licenças e/ou habilitações técnicas de piloto.
(a) A solicitação para a concessão de uma licença de piloto e/ou de uma habilitação técnica, em conformidade com este regulamento, deve ser feita através de formulário-requerimento padronizado, instruído de acordo com instruções específicas e apresentado a uma Gerência Regional (GER) ou à ANAC após o requerente ter atendido aos requisitos de idade, conhecimentos, experiência, instrução de vôo e aptidão psicofísica previstos neste regulamento, correspondentes à graduação da licença e/ou habilitação requerida. Para tanto:
(1) o requisito de conhecimentos é atendido mediante a realização, pelo requerente, de um exame escrito envolvendo os assuntos pertinentes à qualificação requerida, conforme o previsto neste regulamento, e pela realização de curso específico nos termos do RBHA 141. Desta forma, torna-se compulsória a realização de um curso homologado para prestar exame, exceto para piloto privado e piloto de linha aérea.


  • Prova On-Line ANAC - Normas e orientações detalhadas para os candidatos a Pilotos (PP, PPH, PC/IFR, PCH, PLA, PLAH, IFR, INVA e INVH), Mecânicos de Vôo (MCV) e Comissários (CMS)
Compêndio de Instruções emitido pela ANAC com orientações e instruções para o candidato prestar a banca on-line da ANAC referente ao exame de conhecimentos teóricos. Clique aqui para ver o documento.

  • Lista geral de documentos RBHA
Clique aqui para ir para o site da ANAC e ver a lista de documentos RBHA disponíveis.



Etapas da carreira de piloto

 1 - PP - Piloto Privado Avião / Helicóptero
  (RBHA 61 Seção 61.61)
  • Ter completado 18 anos (caso menor, deve apresentar autorização assinada pelo responsável. Porém, não pode realizar vôo solo até completar 18 anos.
  • Realizar Inspeção de Saúde na Hospital da Aeronáutica para obter o Certificado de Capacidade Física de 2a Classe (CCF).
  • Ter o Ensino Fundamental Completo (antigo 1° grau).
  • Realizar o curso teórico de PP/PPH (Não é necessário que seja em escola homologada pela ANAC conforme descrito no item 61.17, sub-item a.1 do RBHA 61 , ou seja, o aluno pode estudar por conta própria, utilizando o material teórico de estudo oferecido neste site).
  • Realizar o Exame ("Banca") da ANAC (ver instruções ao lado, no item Prova On-Line ANAC).
  • Realizar o curso prático de no mínimo 40 hs, onde pelo menos 15 hs devem ter sido feitas em curso homologado pela ANAC, 10 hs em vôo solo sob a supervisão de um instrutor habilitado e 5 hs em vôo de navegação, incluindo um percurso de 270km (150nm) para avião ou 180km (100nm) para helicóptero, com 2 pousos completos em 2 aeródromos diferentes.


Para Avião:
O solicitante de licença para categoria avião pode ter reduzido o número de horas requeridas nas seguintes condições:
(i) se for detentor de uma licença de piloto de helicóptero, o total de horas em avião pode ser reduzido para 25 hs; ou
(ii) se for detentor de licença de piloto de planador, ou certificado de piloto de recreio (ultraleve) o total de horas em avião pode ser reduzido para 25 hs.
(iii) se for detentor de licença de piloto de planador e comprovar ter realizado em motoplanador, com o motor em funcionamento, pelo menos 5 hs de tempo de vôo de navegação em duplo comando e, mais 5 hs de tempo de navegação em vôo solo, o total de horas de vôo em avião pode ser reduzido para 15 hs.

Para Helicóptero:
O solicitante de licença para categoria helicóptero pode ter reduzido o númeo de horas requeridas nas seguintes condições:
(i) se for detentor de uma licença de piloto de avião com experiência superior a 200 hs de vôo como piloto em comando, o total de horas em helicóptero pode ser reduzido para 25 hs; e
(ii) se for detentor de uma licença de piloto de avião o requesito referente a 5 hs em vôo de navegação pode ser dispensado.
  • Vôo de cheque para PP.
 2 - IFR (Avião/Helicóptero) - Vôo por Instrumento
  (RBHA 61 Seção 61.171)
  • Obs.: Este curso pode ser feito junto com o curso de PC - Piloto Comercial.
  • Ser detentor de uma licença de piloto privado ou piloto comercial na categoria de aeronave para qual é solicitada a habilitação.
  • Realizar nova Inspeção de Saúde na Hospital da Aeronáutica para obter o Certificado de Capacidade Física, agora o de denominação de 1a Classe (CCF).
  • Ter o Ensino Médio Completo (antigo 2° grau).
  • Realizar o curso teórico de IFR (é necessário que seja em escola homologada pela ANAC).
  • Realizar o Exame de IFR ("Banca") da ANAC (ver instruções ao lado, no item Prova On-Line ANAC).
  • Realizar o curso prático onde:


Para Avião:
1) Ter 50hs vôo em rota como piloto em comando em aviões ou helicópteros, das quais pelo menos 10hs feitas em avião.
2) Ter 40hs vôo por instrumentos em avião ou helicóptero, das quais 20hs de vôo podem ser substituídas por 25hs de instrução em simulador de vôo ou dispositivo de treinamento de vôo; ou 30hs de vôo podem ser substituídas por 30hs de instrução de simulador.

Para Helicóptero:
1) Ter 50hs vôo em rota como piloto em comando em aviões ou helicópteros, das quais pelo menos 10hs feitas em helicóptero.
2) Ter 40hs vôo por instrumentos em avião ou helicóptero, das quais 20hs de vôo podem ser substituídas por 25hs de instrução em simulador de vôo ou dispositivo de treinamento de vôo; ou 30hs de vôo podem ser substituídas por 30hs de instrução de simulador.
  • Vôo de cheque para IFR.
 3 - PC - Piloto Comercial (Avião / Helicóptero)
  (RBHA 61 Seção 61.91)
  • Obs.: O curso de IFR descrito acima pode ser feito junto com o curso de PC - Piloto Comercial.
  • Ser detentor de licença de piloto privado na categoria de aeronave para qual é solicitada a habilitação.
  • Realizar nova Inspeção de Saúde na Hospital da Aeronáutica para obter o Certificado de Capacidade Física, agora o de denominação de 1a Classe (CCF).
  • Ter o Ensino Médio Completo (antigo 2° grau).
  • Realizar o curso teórico de PC/IFR (é necessário que seja em escola homologada pela ANAC).
  • Realizar o Exame de PC/IFR ("Banca") da ANAC (ver instruções ao lado, no item Prova On-Line ANAC).
  • Realizar o curso prático onde:


Para Avião:
1) Ter no mínimo 200hs como piloto de avião ou 150hs se estas forem efetuadas em curso de piloto comercial homologado pela ANAC.
2) Ter no mínimo 100hs de vôo como piloto em comando ou, no caso de ter realizado curso homologado, 70hs como piloto em comando;
3) Ter no mínimo 20 horas de vôo em rota como piloto em comando, que incluam um percurso de no mínimo 540 km (300 milhas náuticas), durante o qual deve realizar aterrissagens completas em pelo menos dois aeródromos diferentes.
4) Ter no mínimo 10 horas de instrução de vôo por instrumentos, das quais no máximo 5 horas podem ser substituídas por instrução realizada em simulador de vôo ou dispositivo de treinamento de vôo; e
5) Ter no mínimo 05 horas de vôo noturno em que sejam realizadas cinco decolagens e cinco aterrissagens como piloto em comando.

O solicitante pode, ainda, atender ao requisito de experiência nas seguintes condições:

(i) se for detentor de uma licença de piloto de planador, o total de horas pode incluir até 30hs de vôo em tais aeronaves que tenham sido realizadas em vôo solo;
(ii) se for detentor de uma licença de piloto privado de helicóptero, o total de horas pode incluir até 40 hs de vôo em helicóptero;
(iii) se for detentor de uma licença de piloto comercial ou linha aérea de helicóptero, o total de horas pode incluir até 100hs de vôo em helicóptero; e
(iv) se tiver realizado instrução em simulador de vôo ou dispositivo de treinamento de vôo aprovada pela ANAC,o total de horas pode incluir até 10horas relativas a esta instrução.

Para Helicóptero:
1) Ter no mínimo 150hs como piloto de helicóptero ou 100hs se estas forem efetuadas em curso de piloto comercial homologado pela ANAC.
2) Ter no mínimo 35hs como piloto em comando.
3) Ter no mínimo 10 horas de vôo em rota como piloto em comando, que incluam um percurso de no mínimo 540 km (300 milhas náuticas), durante o qual deve ter realizado aterrissagens em pelo menos dois pontos diferentes; e
4) Ter no mínimo 05 horas de vôo noturno em que sejam realizadas cinco decolagens e cinco aterrissagens como piloto em comando.

O solicitante pode ter reduzido o requisito de experiência nas seguintes condições:

(i) se for detentor de uma licença de piloto comercial de avião, pode incluir metade das horas realizadas como piloto em comando de avião até um total de 40hs, ficando dispensado as horas de vôo de navegação; e
(ii) se tiver realizado treinamento supervisionado ou simulador de vôo ou dispositivo de treinamento de vôo de helicóptero, aprovado pela ANAC, o total de horas pode ser reduzido de até 10hs relativas a esse treinamento.
  • Vôo de cheque para PC.
 4 - PLA - Piloto de Linha Aérea (Avião/Helicóptero)
  (RBHA 61 Seção 61.111)
  • Ter completado 21 anos.
  • Ser detentor de licença vôo por instrumentos IFR.
  • Realizar nova Inspeção de Saúde na Hospital da Aeronáutica para obter o Certificado de Capacidade Física, agora o de denominação de 1a Classe (CCF).
  • Ter o Ensino Médio Completo (antigo 2° grau).
  • Realizar o curso teórico de PLA (Não é necessário que seja em escola homologada pela ANAC, ou seja, o aluno pode estudar por conta própria).
  • Realizar o Exame de PLA ("Banca") da ANAC (ver instruções ao lado, no item Prova On-Line ANAC).
  • Ter como experiência:


Para Avião:
1) Ter realizado no mínimo 1500hs de vôo como piloto de aviões.
2) Ter no mínimo 250hs de vôo como piloto em comando, podendo ser consideradas,para tal cômputo, 100hs como piloto em comando mais o número de horas adicionais necessárias realizadas como co-piloto, desempenhando, sob a supervisão de um piloto em comando detentor de licença de piloto de linha aérea de avião, as obrigações e funções de piloto em comando.
3) Ter no mínimo 200hs de vôo em rota,das quais no mínimo 100hs como piloto em comando ou como co­piloto, desempenhando sob a supervisão de um piloto em comando detentor de licença de piloto de linha aérea de avião, as obrigações e funções de piloto em comando.
4) Ter no mínimo 75hs de vôo por instrumentos, das quais um máximo de 30hs podem ser realizadas em simulador de vôo ou dispositivo de treinamento de vôo; e
5) Ter no mínimo 100hs de vôo noturno como piloto em comando ou co-piloto.

Para Helicóptero:
1) Ter realizado no mínimo 1000hs de vôo como piloto de helicóptero.
2) Ter no mínimo 250hs de vôo como piloto em comando, podendo ser consideradas, para tal cômputo, 100hs como piloto em comando mais o número de horas adicionais necessárias realizadas como co-piloto de empresa de transporte aéreo público, desempenhando, sob a supervisão de um piloto em comando detentor de licença de piloto de linha aérea de helicóptero, as obrigações e funções de piloto em comando.
3) Ter no mínimo 200hrs de vôo em rota, das quais, no mínimo, 100hs como piloto em comando ou como co­piloto de empresa de transporte aéreo público, desempenhando, sob a supervisão de um piloto em comando detentor de licença de piloto de linha aérea de helicóptero, as obrigações e funções de piloto em comando.
4) Ter no mínimo 30hs de vôo por instrumentos, das quais um máximo de 10hs podem ser realizadas em simulador de vôo ou dispositivo de treinamento de vôo; e
5) Ter no mínimo 50hs de vôo noturno como piloto em comando ou co-piloto.
 Outras Licenças
 Existem ainda outros tipos de licença para pilotos, mas que não são tão comuns quanto as acima mencionadas. Para maiores detalhes dos requisitos, consulte o documento RBHA 61.
  • Instrutor de Vôo (INVA) - RBHA 61 Seção 61.181
  • Piloto Agrícola - RBHA 61 Seção 61.201
  • Piloto Rebocador Planador - RBHA 61 Seção 61.221
  • Piloto Aeronave Anfíbia - RBHA 61 Seção 61.241
  • Piloto Lançador Paraquedistas - RBHA 61 Seção 61.261
  • Piloto Ensaios de Vôo- RBHA 61 Seção 61.301
  • Habilitação de Dirigíveis - RBHA 61 Seção 61.401

Clique no título para ver os requisitos.

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